quinta-feira, 7 de julho de 2016

POPULAÇÃO BRASILEIRA



1ª) A população brasileira atingiu 202,7 milhões de pessoas em primeiro de julho deste ano, segundo estimativa do IBGE divulgada na manhã desta quinta-feira (28). O volume de pessoas que vivem no país cresceu 0,86% em relação ao verificado em igual período do ano anterior”.

Folha de São Paulo, 28 ago. 2014. População brasileira atinge 202,7 milhões de habitantes, calcula IBGE. Disponível em: <http://folha.com/no1507099>. Acesso em: 02 fev. 2015.

O crescimento da população brasileira ao longo do tempo permitiu que, finalmente, o número de habitantes fosse superior aos 200 milhões. Com base nesse dado, nas informações fornecidas pela notícia acima e em seus conhecimentos sobre a população do país, assinale a alternativa correta:

a) O crescimento da população brasileira, atualmente, é baixo em comparação com períodos anteriores.

b) O Brasil vive, atualmente, um problema relacionado com a explosão demográfica.

c) O marco de 202 milhões de habitantes revela o quadro socioeconômico do país, em que a taxa da natalidade nas áreas pobres e médias continua elevada.

d) Os dados revelados pela reportagem permitem-nos concluir que o Brasil vive um quadro de elevada densidade demográfica.



2ª) A partir da década de 1980, o Brasil ingressou naquilo que se qualifica como “transição demográfica”. Isso passou a ocorrer em função de alguns fatores, a saber:

I. Elevação das taxas de densidade demográfica;

II. Diminuição intensiva dos índices de natalidade;

III. Aumento da expectativa de vida;

IV. Manutenção das taxas de fecundidade;

V. Inversão gradativa da pirâmide etária.

Estão corretas as alternativas:

a) I e III

b) II, IV e V

c) I, III e IV

d) II, III e V

e) I, II e IV

3ª) Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que NÃO se relaciona com as mudanças nas taxas de natalidade do Brasil nos últimos anos:

a) inserção da mulher no mercado de trabalho

b) incentivo governamental à fecundidade

c) difusão do planejamento familiar

d) crescimento da urbanização



4ª) A diferença entre os índices de natalidade e mortalidade em uma determinado território é chamado de:

a)    Transição demográfica.

b)    Taxa de natalidade

c)    Crescimento Vegetativo

d)    Censo

e)    Esperança de vida

5ª) De acordo com o assunto estudado, aponte o fator que não é responsável pela diminuição das taxas de natalidade no Brasil.

a)     Urbanização

b)    O uso de anticoncepcionais por boa parte da população;

c)    Abortos e desnutrição

d)    O aumento da população feminina no mercado de trabalho;

e)    A melhoria de saneamento básico, uso de vacinas e antibióticos



) Do começo do século XX até a sua metade, a população brasileira cresceu em grande escala devido a vários fatores. Entre os principais motivos podemos afirmar corretamente que: 


a)    A maior quantidade de mulheres no mercado de trabalho motivou  as famílias a terem mais filhos devido a melhoria da renda.

b)    A migração de povos europeu para as regiões Norte e Nordeste do Brasil fez crescer em mais de 5 milhões de habitantes a população a partir de 1970.

c)    A migração no começo do século XX e as melhorias na medicina, uso de vacinas e antibióticos  e as melhorias nas redes de saneamento básico e saúde diminuíram as taxas de mortalidade no Brasil.


d)    O crescimento urbano e o aumento do custo de vida fez diminuir a população brasileira, fez diminuir a população brasileira, a partir de 1970.

7
4ª) Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que NÃO se relaciona com as mudanças nas taxas de natalidade do Brasil nos últimos anos:  (1,5)

a) inserção da mulher no mercado de trabalho

b) incentivo governamental à fecundidade

c) difusão do planejamento familiar
d) crescimento da urbanização

Nenhum comentário:

Postar um comentário