domingo, 8 de dezembro de 2019

QUESTÕES SOBRE A ÁFRICA


1ª) No continente africano podemos encontrar o segundo rio mais extenso do mundo e que até os dias atuais tem ajudado a população a sobreviver da pesca e da lavoura ao longo de suas margens. Qual o nome deste rio?

a)      Rio Congo

b)      Rio Limpopo

c)       Rio Chari

d)      Rio Nilo

e)      Rio Senegal

2ª) A África é rica em sua diversidade cultural, sendo que a religião ainda possui grane influencia em sua população. Qual a religião entre as alternativas abaixo NÃO  faz parte da cultura africana?

a)      Cristianismo

b)      Islamismo

c)       Animismo (candomblé, macumba)

d)      Protestantismo

e)      Budismo

3ª) Os seguintes países fazem parte do continente africano, exceto:

a)      Argélia, Líbia.

b)      Zâmbia, Namíbia

c)       Madagascar, Mali

d)      Marrocos, Mauritânia

e)      Jamaica, Afeganistão

4ª) O continente africano é recortado por várias montanhas, sendo que o ponto mais alto é a monte:

a)      Nebo

b)      Rift Valley

c)       Kilimanjaro

d)      Sinai

e)      Afar

5ª) A chamada “Partilha da África” deu-se no fim do século XIX, em um contexto em que as potências nacionalistas europeias tinham expandido os seus domínios pelos continentes asiático e africano. Sobre o processo de “Partilha da África”, é INCORRETO afirmar que:

a) A Conferência de Berlim foi decisiva para organizar os domínios europeus sobre o território africano.

b) A França foi o único país a não estabelecer domínios coloniais em território africano.

c) O Congo passou a ser um território submetido ao domínio particular do rei Leopoldo II, da Bélgica.

d) A “Partilha da África” pode ser enquadrada no fenômeno mais abrangente denominado “Neocolonialismo”.

e) Muitas tribos e etnias africanas diferentes ficaram circunscritas a um mesmo território na ocasião em que o continente africano foi dividido.

6ª)  Assinale a alternativa correta a respeito da expansão imperialista na Ásia e na África, na segunda metade do século XIX.

a) Ela derivou da necessidade de substituir os mercados dos novos países americanos, uma vez que a constituição de Estados nacionais foi acompanhada de políticas protecionistas.

b) Ela foi motivada pela busca de novas fontes de matérias-primas e de novos mercados consumidores, fundamentais para a expansão capitalista dos países europeus.

c) Ela foi consequência direta da formação do Segundo Império alemão e da ampliação de suas rivalidades em relação ao governo da França.

d) Ela atendeu, primordialmente, às necessidades da expansão demográfica em diversos países europeus, decorrente de políticas médicas preventivas e programas de saneamento básico.

e) Ela viabilizou a integração econômica mundial, favorecendo a circulação de riquezas, tecnologia e conhecimentos entre povos e regiões envolvidos.

7ª)  Entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885, representantes de países europeus, dos Estados Unidos e do Império Otomano participaram de negociações sobre o continente africano. O conjunto de reuniões, que ficou conhecido como a Conferência de Berlim, tratou da:

a) incorporação da Libéria aos domínios norte-americanos, em troca do controle da África do Sul pela Inglaterra e Holanda.

b) independência de Angola e Moçambique e da incorporação do Congo ao império ultramarino português.

c) ocupação e do controle do território africano de acordo com os interesses das diversas potências representadas.

d) condenação do regime do Apartheid estabelecido na África do Sul e denunciado pelo governo britânico.

e) incorporação da Etiópia aos domínios italianos e à transformação do Egito em protetorado da Alemanha.

8ª) Várias políticas ditatoriais foram implantadas no continente africano. O apartheid foi uma política racial imposta pela minoria branca da população, únicos com direito a voto, restando à maioria da população, composta por negros, obedecer rigorosamente as leis separatistas. Em qual país da África foi implantado o apartheid:

a) Angola

b) Nigéria

c) Camarões

d) África do Sul

e) Jamaica

9ª) A repercussão negativa ao regime político racial instalado na África do Sul envolveu a maioria da população local (negros) e organismos internacionais como, por exemplo, a Organização das Nações Unidas (ONU). Várias manifestações foram realizadas contra o apartheid, sendo o principal líder desses movimentos:

a) Mahatma Gandhi

b) Frederick de Klerk

c) Thabo Mbeki

d) Nelson Mandela

e) N.D.A.

10ª)  De 1948 a 1991, vigorou na África do Sul o regime denominado apartheid. A esse respeito é correto afirmar:

a) Trata-se de uma política de segregação racial que excluía os negros da participação política, mas lhes reservava o livre direito à propriedade da terra.

b) Trata-se de uma política de segregação racial que previa uma lenta incorporação da população negra às atividades políticas do país.

c) Trata-se de uma política de segregação racial que excluía negros e asiáticos da participação política e restringia até mesmo a sua circulação pelo país.

d) Trata-se de uma política de integração racial baseada na perspectiva ideológica da mestiçagem cultural entre as diversas etnias negras.

e) Trata-se de uma política de segregação racial que propunha a eliminação gradual da minoria negra, como forma de garantir a dominação branca.


D
E
E
C
B
B
C
D
D
10ª
C

Nenhum comentário:

Postar um comentário