sexta-feira, 22 de setembro de 2017

QUESTÕES SOBRE REVOLUÇÃO FRANCESA

1-)
(UFRGS) Após a Revolução de 1789, a França viveu um período de grande instabilidade, marcado pelo radicalismo e pela constante ameaça externa. Assinale a alternativa correta em relação a esse período.
a) Com a queda da Bastilha, símbolo do autoritarismo real, os deputados da Assembleia Constituinte, aproveitando o momento político, proclamaram a República, pondo um termo final ao Antigo Regime.
b) Em meio ao caos provocado pela fuga do Rei e pela derrocada da Monarquia, iniciou-se, em Paris, a criação de uma sociedade baseada nos ideais socialistas, a Comuna de Paris.
c) o período conhecido como o Grande Terror foi protagonizado pelo jacobino Robespierre, que posteriormente foi derrubado por Napoleão, um general que se destacara por sua trajetória vitoriosa.
d) o golpe do 18 Brumário representou a queda do Diretório, regime que se pretendia representante dos interesses burgueses, mas que era inepto a governar.
e) Durante um curto período de tempo, após a queda da Bastilha, a França vivenciou uma Monarquia Constitucional, mas, na prática, o Rei ainda mantinha a mesma autoridade de antes.

2) 
A fase anterior ao Diretório, que foi marcada pelos ataques dos exércitos contrarrevolucionários e, principalmente, pela forte perseguição política, ficou conhecida como:
a) Assembleia Nacional Constituinte
b) Consulado
c) Estados Gerais
d) Waterloo
e) Terror

3) 
O Diretório foi iniciado após a Reação Termidoriana e encerrou o período de radicalização conhecido como Terror. Ele foi idealizado por qual importante grupo do contexto da Revolução Francesa?
a) Sans-culottes
b) Jacobinos
c) Girondinos
d) Montanheses
e) Nenhuma das alternativas

4)
Durante o Diretório, uma personalidade francesa ganhou prestígio por meio da liderança das tropas francesas que lutavam contra os exércitos contrarrevolucionários. Estamos falando de:
a) Napoleão Bonaparte
b) Maximilien Robespierre
c) Graco Babeuf
d) Luís XVI
e) Saint-Just
5)  (Fuvest 2016) 
A imagem pode ser corretamente lida como uma
a) defesa do mercantilismo e do protecionismo comercial ingleses, ameaçados pela cobiça de outros impérios, sobretudo o francês.   
b) crítica à monarquia inglesa, vista, no contexto da expansão revolucionária francesa, como opressora da própria sociedade inglesa.   
c) alegoria das pretensões francesas sobre a Inglaterra, já que Napoleão Bonaparte era frequentemente considerado, pela burguesia, um líder revolucionário ateu.   
d) apologia da monarquia e da igreja inglesas, contrárias à laicização da política e dos costumes típicos da Europa da época.   
e) propaganda de setores comerciais ingleses, defensores dos monopólios comerciais e contrários ao livre-cambismo que, à época, ganhava força no país.   




2 comentários: